21 março, 2010

Amamentar reduz a barriga (a longo prazo)

Um bónus para quem amamenta: menos barriga, décadas depois, menor risco de doenças cardíacas.

Para além de todas as vantagens que a amamentação tem para o bebé e para a mãe, investigadores descobriram agora que a boa forma das mães não se limita aos meses após o parto. As mães que amamentam têm menos gordura abdominal, um efeito ainda visível décadas depois.

Mulheres de meia idade que amamentaram de forma consistente têm em média menos 6,6 cm de cintura do que aquelas que não amamentaram. Para além da questão estética, as mulheres que amamentaram têm benefícios ao nível da saúde: a gordura mais prejudicial para as mulheres é a que se acumula na barriga e a amamentação parece de facto ser um factor de protecção para esta «gordura má».

O efeito positivo da amamentação na protecção de doenças cardíacas pode assim estar relacionado com esta diminuição de um factor de risco que é a gordura abdominal

O estudo realizado vai ser apresentado numa conferência sobre doenças cardiovasculares organizada pela American Heart Association.

Fonte: IOLMãe

1 comentário:

  1. Eu noto isso, no meu tempo de estudante era um problema para arranjar roupa que me ficasse bem, para além de que ouvia o comentário "se queria o lugar no autocarro" quase a toda a hora. Formei-me, namorei, terminei, enfim, o costume... depois de outra relação normal, com os seus altos e baixos e que evoluiu para partilha de espaço... lá surgiu novo elemento, e aí sim, com a amamentação, foi-me também dito que isso fazia bem aos músculos abdominais. Era tudo o que eu queria ouvir, estava farta de ser gorda! E o que é um facto é que a minha roupa mais larga está toda encostada. e é MAIS DO QUE MUITA!

    ResponderEliminar

Bem Haja...