28 março, 2010

Parto em casa é seguro!

Conclusões de um estudo canadiano revelam que o parto em casa planeado e assistido é tão ou mais seguro do que o parto hospitalar.

Comparar os níveis de segurança de um parto em casa, planeado e com o acompanhamento de um enfermeiro obstetra, com um parto hospitalar planeado com o acompanhamento de um enfermeiro obstetra ou de um médico foi o objectivo de um estudo realizado no Canadá, na Universidade de British Columbia.
Foram analisados dados de todos os partos realizados em casa de forma planeada, entre 2000 e 2004 em British Columbia, com o acompanhamento de parteiras registadas, bem como de todos os partos realizados no hospital pelo mesmo grupo de parteiras, com condições para poderem ser partos em casa planeados, se as grávidas assim o tivessem desejado. O total de partos em casa foi 2889 e o total de partos hospitalares foi 4752. Houve também um grupo de partos (5331) assistidos por obstetra no hospital.

Mortalidade perinatal
No grupo dos partos em casa, a mortalidade perinatal foi de 0,35 por mil. No grupo do parto hospitalar assistido por uma parteira foi 0,57, e no grupo do parto hospitalar assistido por um médico foi 0,64.

Intervenções médicas
As mulheres que escolheram o parto em casa assistido sofreram menos intervenções obstétricas, como a monitorização fetal, a expulsão assistida ou complicações como lacerações de terceiro ou quarto grau e hemorragias pós-parto, do que nos partos hospitalares, tanto os assistidos por parteira como por médico.

Recém-nascidos
No grupo de bebés nascidos em casa houve menos casos a necessitar manobras de reanimação ou terapia com oxigénio nas primeiras 24 horas após o parto do que nos partos hospitalares. Houve também menos casos de aspiração de mecónio entre os nascidos em casa e foi menos frequente a admissão no hospital subsequente ao parto do que a readmissão dos bebés nascidos no hospital

O parto em casa, planeado e asisitido por uma enfermeira-obstetra, revelou-se assim, segundo as conclusões deste estudo publicadas no número de Setembro do CMAJ (Candian Medical Association Journal), tão ou mais seguro do que o parto hospitalar. A mortalidade perinatal é mais baixa do que no parto hospitalar de mulheres com as mesmas condições clínicas, bem como a incidência de complicações. 


Fonte: Maternidade Natural

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Haja...