Yoga Bébes e Crianças

Yoga para Crianças (5 aos 12 anos)


Num mundo de várias decisões e opções, existe a necessidade das crianças sentirem o conforto de uma orientação com carinho e amor, seguindo uma filosofia de vida que lhes dê alento, força e alegria.

O yoga estimula as suas capacidades, faz com que sintam a sua própria energia e a desenvolvam, aumentando todo o potencial interior e as suas faculdades físicas. Faz com se sintam felizes e amadas, dispostas a crescer com paz e confiança. Divertem-se e reaprendem a respirar, assim como a ter uma maior flexibilidade física, tanto na postura e como na concentração.

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. Contudo, a vida moderna não as deixa expressarem-se segundo as suas necessidades e capacidades, encontrando-se sujeitas ao stress, horários demasiado preenchidos, competição escolar, falta de atenção e concentração.


O yoga estimula as capacidades físicas e psíquicas, dá às crianças uma enorme flexibilidade, aumenta as suas capacidades auditivas, visuais, intelectuais e favorece o seu sentido criativo.


COMO FUNCIONA O YOGA PARA CRIANÇAS?


Destina-se a crianças a partir dos 3 até aos 12 anos de idade e consiste numa aula prática em que se explora o yoga, brincando e exercitando o corpo e a mente.
Habitualmente dividem-se as turmas com crianças dos 3 aos 5 anos de idade e dos 6 aos 12 anos de idade.


COMO É UMA AULA DE YOGA PARA CRIANÇAS?

A aula é planificada com a intenção de canalizar a energia da criança ou adolescente para o desenvolvimento harmonioso do seu corpo e da sua mente, sem forçar nada, apenas levando-a a desenvolver a sua criatividade, alongar os seus músculos, ouvir os seus próprios sons, cantar e representar personagens míticas, animais, o Sol, a Lua, entre outros elementos do yoga adaptados ao universo da criança. E assim, de uma forma lúdica, a criança pratica yoga.


QUE TÉCNICAS SÃO UTILIZADAS NUMA AULA DE YOGA PARA CRIANÇAS?

Ásanas (posturas psicofísicas) praticados de uma forma lúdica, imitando animais e outros elementos da natureza, desenvolvem consciência corporal.

Pránáyámas (exercícios respiratórios) conduzem a uma respiração melhor prevenindo problemas do aparelho respiratório.

Mantra (vocalização de sons) através de cantigas em sânscrito as crianças vão trabalhando a concentração.

Mudrás (gestos com as mãos) as crianças divertem-se e aprendem a comunicar de uma forma diferente.

Yoganidrá (relaxamento) “viagens” que as crianças realizam, visualizando aquilo que desejam, conduzem a um pensamento mais positivo e criativo.

Dháraná (exercícios de concentração) ao apreciar uma flor, ao ouvir os sons da natureza, as crianças tornam-se mais tranquilas.

Dhyána (meditação) exercícios que levam as crianças a acalmar o corpo e a mente.

Yamas e niyamas (princípios éticos) como a verdade, a não-violência, o contentamento, a alegria … são transmitidos através de histórias lúdicas.

SatSanga (reunião) conversa onde são abordados temas ecológicos e humanitários. Desta forma praticamos também Green Yoga.

 
OUTROS BENEFICIOS DO YOGA COM CRIANÇAS

*Melhora a saúde física e mental;
*Promove o sucesso escolar;
*Aumenta a capacidade de assimilação intelectual;
*Combate a ansiedade e o stress;
*Estimula o sentido estético e a criatividade;
*Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio;
*Proporciona um crescimento em áreas como a auto-confiança, o auto-conhecimento e a concentração;
*Equilibra o sistema nervoso e o sistema endócrino;
*Desenvolve o espírito de grupo e a cooperação;
*Promove uma consciencialização ecológica e humanitária.

Fonte: Escola e Associação Yoga Om

Yoga para Bebés (1 mês aos 5 anos)



O Yoga para bebés mantém o propósito de ajudar o Ser Humano a ser mais pleno, mais autónomo e mais feliz!

Baby Yoga OM é um conjunto diversificado de suaves práticas interactivas entre o bebé e a mãe, para melhorar o bem-estar e desenvolvimento da criança desde o nascimento até o seu terceiro ano.


Em resposta às necessidades dos bebés ocidentais de hoje, inclui um conjunto de práticas diversificadas, que convergem para a essência do Yoga como sendo plenamente no presente, com uma alegria de ser.

O Baby Yoga OM  facilita o Prazer e bem-estar mútuo de pais e bebés, proporcionando momentos únicos de alegria aliados aos benefícios de saúde, característicos destas práticas de harmonização.

Benefícios 

Todos membros da família que escolham participar irão colher os seus benefícios.

Relativamente ao bebé, os benefícios são inúmeros! Durante o primeiro ano de vida os bebés atravessam diversas alterações de extrema importância a nível físico e psíquico. Os exercícios desta prática visam ajudar o seu desenvolvimento da forma mais harmoniosa, aliviando alguns dos comuns desconfortos desta fase da sua vida: “... é essencial que o bebé tenha a possibilidade de alongar e expandir os movimentos que fez no útero e descobrir qual a sensação de ter a coluna direita” (Laura Bissell, 2006). Em simultâneo é estimulado o contacto físico com os seus pais através das massagens e da realização de movimentos. Manter o bebé junto ao corpo da mãe ou do pai satisfaz a sua necessidade de proximidade, contacto físico e afecto e promove a sua ligação emocional. Da mesma forma o manuseamento adequado das diferentes partes do corpo do bebé estimula o cérebro da criança em termos de: alinhamento do corpo; fortalecimento do sistema muscular; desenvolvimento da consciência espacial; desenvolvimento do sistema límbico – a experiência da emoção; desenvolvimento das capacidades motoras grosseiras e finas; maior consciência de si; entre muitos outros benefícios.

Do ponto de vista da mãe, esta prática vai auxilia-la tanto pessoalmente como familiarmente. No Yoga para bebés a mãe tem um papel activo e de extrema importância uma vez que realiza alguns ásanas com a criança. Esta prática vai ajudar o corpo da mãe a voltar ao seu estado de normalidade mais rapidamente mas de uma forma tranquila, progressiva e sem esforço excessivo. Em termos de relação com o seu bebé, passa a existir um momento no qual toda a vida “normal”, “rotineira” cessa, e toda a atenção e energia é dedicada à partilha daquele momento. Conforme a prática vai avançando no tempo, a mãe vai ganhando confiança, segurança e descontracção no manuseamento do seu bebé, e isto passa para a criança. A ligação emocional de ambos fica mais forte mas ao mesmo tempo mais tranquila e segura. E, claro, a felicidade é contagiosa, toda a família irá beneficiar do bem estar, alegria e descontracção.

O yoga para bebés ajuda a construir a base para o desenvolvimento de cada bebé num individuo confiante, independente, motivado, bondoso, emocionalmente equilibrado e saudável. Estabelecer desde o inicio uma relação positiva e afectuosa será uma experiência muito positiva tanto para os pais como para os bebés. É importante criar o espaço onde a família possa descontrair e divertir-se, longe das pressões e stress do dia a dia.

Em suma, o yoga para bebés inclui os seguintes benefícios

Para o bebé:
- Melhora a digestão
- Alivia a obstipação e as cólicas
- Ajuda a acalmar os bebés e melhora o sono
- Fortalece fisicamente o corpo: melhora a circulação sanguínea, destoxifica, tonifica os músculos, aumenta a flexibilidade, o alinhamento e força da coluna e das articulações
- A estimulação táctil contribui para o desenvolvimento do cérebro e o sistema nervoso
- Ajuda a equilibrar e a criar uma harmonia entre os diferentes sistemas do corpo
- Promove uma maior utilização de movimentos voluntários em vez de movimentos reflexos
- Estimula os sentidos
- Aumenta a ligação e a comunicação entre os pais e o bebé
- Celebra a individualidade de cada bebé
- É divertido!

Para a mãe/pai:
- Melhora a ligação e a comunicação com o bebé
- A mãe sente-se com mais segurança em relação à forma como trata e compreende as necessidades do bebé
- Promove o desenvolvimento de pensamentos positivos de auto-confiança em relação à capacidade para cuidar do bebé
- Ajuda a mãe a ultrapassar um parto dificil ou depressão pós-parto
- Permite libertar a tensão, a mãe fica mais descontraída e mais calma
- Tem beneficios fisicos, com uma recuperação mais rápida
- Permite fazer novos amigos e trocar experiências com outras mães
- A mãe sente-se mais energética e com mais capacidades
- É divertido!

Existem dois niveis de baby yoga Om, o baby yoga Om1 que vai desde as seis semanas até á fase de gatinhar mais ou menos dez/onze meses e o baby yoga Om2 que vai desde os onze/doze meses até aos dois anos.

Fonte: Escola e Associação Yoga Om