Kundalini Yoga




O que é Kundalini Yoga?


O Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. 

Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma pressão que força a subida da kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

Porque é menos conhecido que os outros tipos de yoga?

Este conhecimento foi um segredo muito bem guardado, entregue pelo Guru a estudantes selecionados durante centenas de anos. De acordo com as escrituras yóguicas esta antiquíssima ciência tem 7 mil anos. Os ensinamentos foram dados a conhecer somente aos iniciados em templos e mosteiros da Índia, Nepal e Tibet. A Kundalini Yoga tem relação muito próxima ao Tantra, que também faz subir a energia Kundalini. Graças a Yogi Bhajan esse conhecimento foi tornado público para o ocidente.

Quem foi Yogi Bhajan?

Yogi Bhajan nasceu em 26 de agosto de 1929 em Kot Harkarn, atual Paquistão. Aos 16 anos foi declarado Mestre de Kundalini Yoga pelas mãos do Mestre Sant Hazara Singh, tornando-se também Mestre em Hatha Yoga. Depois de concluir seus estudos de economia na Universidade do Punjab ingressou no serviço público passando a exercer postos de responsabilidade. 
Casado, aos 39 anos deixou a Índia indo para o Canadá. Depois de alguns meses chegou a Los Angeles. Lá, encontrando uma turma de jovens hippies, os buscadores espirituais da época, reconheceu que a experiência de expansão da consciência que eles estavam procurando através das drogas, poderia ser vivenciada pela Ciência da Kundalini Yoga.
De forma modesta e humilde começou a ensinar em garagens, loja de móveis usados, salas emprestadas, centros culturais. O Yogi era um ímã e logo muitos começaram a frequentar as suas aulas. Ensinava yoga, meditação, filosofia yóguica, auto aceitação, amor. Logo estabeleceu uma alternativa à cultura da droga. Em pouco tempo ensinava em colégios, universidades e aceitava convites para ensinar noutras cidades americanas.
Tornou-se uma figura emblemática na vida política dos EUA, presente em movimentos internacionais pela paz, pela educação, pela elevação da mulher e pela divulgação de valores espirituais em todo mundo. Criou a Fundação 3HO, sem fins lucrativos e sob sua direção a 3HO invadiu o mundo. Tornou-se membro das Nações Unidas representando vários assuntos.

O que posso conseguir com a prática de Kundalini Yoga?

Através da prática do Kundalini Yoga o ser humano pode unir sua consciência quotidiana à sua consciência superior, ou cósmica, de forma regular ou diária, praticando cuidadosamente uma sequência de exercícios e meditações combinadas. Depressa o estudante praticante percebe o movimento da energia dentro de si e ao redor do seu corpo e assim conscientemente, começa a direcionar esse fluxo energético para estimular e acordar os chakras.

A KUNDALINI é um incrível e poderoso reservatório de energia que tem por símbolo uma serpente enrolada na base da coluna vertebral. Essa força tem a energia do átomo, é transmitida pela respiração e que todo ser humano tem disponível para dar vida à seu corpo-matéria. Toda yoga faz subir a kundalini, mas cada uma tem seu tempo. Essa energia transformadora trabalhada ao longo das práticas tonifica, limpa e revigora o metabolismo, fortalecendo a saúde psico-física do ser humano.

Depois desse processo de purificação, que inclui mudança nos hábitos alimentares e de atitudes, a kundalini expande-se e, ao ultrapassar o chakra do coração em direção aos chakras superiores, atinge uma consciência extraordinária, de grande sutileza e percepção. É o estado de samadhi, bliss ou nirvana, o êxtase da existência.


O Kundalini Yoga é denominado o Yoga da Consciência e as suas práticas são dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação.


Mais informações em:


www.kundaliniyoga.com
www.3ho-europe.org
www.quinta-do-rajo.pt