12 novembro, 2010

Amamentar não rouba tempo de sono à mãe

Todas as mães dormem mal nos primeiros meses, seja qual for o tipo de alimentação que o bebé recebe. Deixar de amamentar não é solução para passar a dormir melhor.


A amamentação não rouba tempo de sono às mães, ao contrário da ideia que por vezes se faz passar. Um estudo publicado no Pediatrics revela que as mães que amamentam dormem o mesmo número de horas do que aquelas que alimentam o bebé com biberão.

Isto apesar de o bebé amamentado poder acordar mais vezes. É que o aparelho digestivo, durante os primeiros meses, não tem ainda maturidade para absorver alimento suficiente, de forma a que o bebé se mantenha saciado por um período muito longo. Como o leite materno é de digestão mais fácil, os bebés amamentados tendem a acordar com mais frequência.

Uma vez que a qualidade do sono da mãe é muito importante para o seu bem-estar e saúde, e consequentemente também para o bebé, importava perceber se de facto a amamentação se torna um factor que agrava o seu défice de sono.
A investigação foi realizada na Universidade de West Virginia, EUA e envolveu 80 mulheres, das quais: 27 amamentaram em exclusivo até às 12 semanas de vida do bebé; 18 optaram pelo biberão; e 35 usaram os dois métodos. Todas mantiveram registos diários da qualidade e quantidade do sono, bem como do número de vezes que acordaram durante a noite. Para além disso, usaram aparelhos que registaram os períodos de sono nocturnos e os momentos em que sentiram sono durante o dia.
Não houve diferenças significativas nos padrões de sono dos três grupos de mães. A explicação pode estar no facto de as mães que amamentam não despertarem da mesma forma que uma mãe que tem de preparar o biberão, pois podem manter-se no escuro e voltam ao sono profundo mais rapidamente. Além disso, a hormona prolactina, presente no leite materno, pode ter um efeito indutor do sono, no bebé.
A ideia de que as mães que optam pelo biberão dormem mais durante a noite não passa portanto de um mito. As mães que pensam deixar de amamentar por acreditarem que irão passar a dormir melhor devem portanto desiludir-se. Não só isso não vai acontecer, como estarão a privar o bebé, bem como a si próprias, de todos os benefícios da amamentação em exclusivo.
«A amamentação tem benefícios para a mãe e para o bebé e a qualidade do sono não pode ser argumento para desistir. Não irá dormir melhor por ter deixado de dar de mamar», garante Hawley Montgomery-Downs, que liderou o estudo.

Fonte: Iol Mãe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Haja...