17 março, 2012

Quem Somos Nós | Susana Cor de Rosa

Foi no passado dia 9 que, para nossa imensa felicidade, foi lançado o livro (primeiro de muitos esperamos) da nossa querida Susana...recomendadíssimo!! 


16 março, 2012

Sadhana



Sadhana significa uma prática de auto-disciplina que permite expressar o Infinito dentro de nós. É um tempo diário para perceber os padrões que nos afastam da consciência mais elevada e transcender aqueles padrões.

Sadhana é uma actividade consciente. Nós, conscientemente, escolhemos nos  levantar, exercitar o corpo e meditar. Cada dia é diferente. A cada dia nós somos diferentes. A cada 72 horas todas as células do corpo são trocadas totalmente. A doença vem e vai. A motivação aumenta e diminui. Mas, através de todo o fluxo de vida, através de todas as variações da mente e do coração, nós, conscientemente, escolhemos manter a prática constante e regular.

Sadhana significa uma prática espiritual diária. É a disciplina da mente e do corpo para servir a mente para que nos guie precisamente em nossas acções.

Sat Nam!

15 março, 2012

Tantra Yoga Branco

É no dia 24 de Março, em Madrid, e eu e o meu marido vamos estar lá...para uma experiência única!!! 


O Tantra Yoga Branco é uma forma antiga e muito singular de Yoga. Está baseado no princípio de que estamos todos em um tempo e espaço específicos e AGORA é o momento para descobrirmos e nos livrarmos do que quer que esteja atravancando a nossa mente subconsciente e atrapalhando o caminho para termos paz interior.
Esta prática de meditação datada de 5000 anos pode ser praticada somente sob a orientação do Mahan Tântrico. Você pode procurar no mundo inteiro, escalar as mais altas montanhas do Tibet, procurar nas cavernas mais profundas da Índia e não encontrar ninguém devidamente qualificado para ensinar Tantra Yoga Branco, porque a única pessoa no planeta capacitada para fazer isso é Yogui Bhajan.
 Yogui Bhajan é o Mahan Tântrico designado desta época. O Mahan Tântrico conecta-se com os participantes através do corpo sutil e guia a energia tântrica. Conecta-se através de seu representante, o facilitador do curso. Isto funciona do mesmo modo que um sistema de telefone internacional que depende dos satélites e da energia eletromagnética de modo a conectaras  duas partes. Limpando os nossos corredores mais profundos da mente subconsciente, o Tantra Yoga Branco é uma experiência muito poderosa de meditação em grupo, que não traz somente elevação pessoal, mas também permite aos seus participantes vivenciar um sentido de comunidade no aspecto Infinito mais profundo. TYB é baseada na teoria da polaridade e é feito como uma meditação em grupo e praticado em pares. Contudo, cada pessoa beneficia de acordo com sua própria prática e não depende de seu parceiro. 
 “Tantra” significa a intersecção da urdidura e trama. É o ponto de cruzamento da energia diagonal entre as polaridades negativa e positiva. A forma mais antiga da prática tântrica é o que nós conhecemos como “tantra branco.” Tantra branco refere-se à experiência meditativa pura dessas energias intersectadas e permite-nos levantar a nossa frequência muito mais rapidamente do que quando meditamos sozinhos. Três minutos na aura azul produzida pela meditação do tantra branco é igual a 90 anos meditando sozinho. 

 Não há pré-requisitos para participar do Tantra Yoga Branco. Iniciantes irão-se sintonizar com as suas energias internas e apreciar uma experiência meditativa profunda e desafiadora. Praticantes mais avançados em meditação irão aprofundar as suas experiências e fazer novas incursões na sua consciência espiritual.

 Cada seminário consiste entre seis a oito kriyas. A kriya é uma meditação que incorpora uma postura de yoga ou posição das mãos (mudra), um foco mental ou técnica de respiração (pranayama), e /ou um mantra. Algumas vezes as kriyas são acompanhadas por música. Estas kriyas variam em duração de 31 a 62 minutos. Há intervalos entre cada kriya.

 Tantra Yoga Branco não deve ser confundido com Tantra preto ou vermelho. Essas formas de yoga também transformam energia, mas de uma maneira e propósitos diferentes. Tantra preto dirige a energia para manipular um outro ser humano e Tantra vermelho dirige a energia somente para propósitos sexuais.

Divulgação | Curso Avançado de Doulas em Almancil Algarve

Uma formação da doula-mestre, Luísa Condeço, a quem tive a bênção de um dia a ver "entrar na minha vida"...


Desenho de Teresa Lucena para as Doulas Independentes


Apresentamos um curso completo de doulas (com componente inicial e avançada) para aquelas mulheres que desejam dedicar-se a esta tarefa maravilhosa de forma integral e profissional. Esta será uma viagem aos nossos sentidos, onde poderás encontrar-te e encontrar as ferramentas necessárias para te escutares e escutares as mulheres/mães que se cruzarem contigo no teu caminho.
Desde a prática com bola, ao toque de conforto, da medicina baseada em evidências científicas aos mais recentes estudos que comprovam os benefícios de uma doula, irás ter acesso a uma paleta cheia de informação, partilha e emoções várias que te ajudarão a saber ouvir, saber respeitar e apoiar outras mulheres e as suas famílias na maior aventura que a Humanidade já viveu, a Maternidade.
Num ambiente de profunda partilha e emoção, iremos descobrir mais sobre nós mesmas, para que possamos ajudar outras mulheres que estão no mesmo caminho de descoberta.
Uma oportunidade para aprender com os nossos erros, abrindo caminho a uma nova experiência que mudará a tua vida.


Destinatários
Mulheres sem formação na área, mães, profissionais de saúde, doulas com cursos de iniciação.

Podem saber toda a informação sobre o curso, e muito mais, AQUI!

04 março, 2012

Ioga aumenta níveis cerebrais do antidepressivo ácido gama-aminobutírico

Estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”
Praticar ioga tem um efeito mais positivo sobre os níveis de ansiedade e do humor do que andar a pé ou outras formas de exercício, refere um estudo publicado na edição online do “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, que refere como causa provável a subida dos níveis do ácido gama-aminobutírico, ou GABA, no cérebro. 

A actividade do GABA é reduzida em pessoas com distúrbios de humor e ansiedade e os fármacos que aumentam a sua actividade são comummente prescritos para melhorar estas condições. Por outro lado, vários estudos têm demonstrado que a prática de ioga aumenta os níveis de GABA, um neurotransmissor que regula o sistema nervoso central.

Juntando todas essas observações, o estudo liderado por Chris Streeter, médico da Boston University School of Medicine, em Massachusetts, EUA, demonstrou que o aumento dos níveis de GABA, medido após uma sessão de posturas de ioga, foi associado com uma melhoria do humor e uma diminuição da ansiedade. As suas descobertas estabeleceram uma nova ligação entre o ioga, maiores níveis de GABA no tálamo, e com base em avaliações psicológicas, melhoras do humor e da ansiedade.

Os autores sugerem que a prática de ioga estimula áreas específicas do cérebro, dando origem a alterações nos neurotransmissores endógenos antidepressivos, tais como o GABA.

"Trata-se de um trabalho importante que estabelece algumas bases objectivas para os efeitos que os profissionais altamente treinados na terapia de ioga em todo o mundo vêem numa base diária. O que é importante agora é que estes resultados sejam investigados em estudos de longo prazo para estabelecer o quão sustentável são mudanças poderão ser na busca de tratamentos seguros e livres de fármacos, para a depressão ", refere, em comunicado enviado à imprensa, Kim A. Jobst, editor executivo do “Journal of Alternative and Complementary Medicine”.

Espaço Encolar...está quase, quase!!!

Voltas e mais voltas, grandes passos e alguns recuos, anseios e projectos, pé ante pé... o nosso espaço está quase, quase pronto...e lindo!

A energia é já muito, muito boa e vai ficar ainda melhor assim que estiver cheio de gente maravilhosa disponível para "se dar colo"... e vão ser muitas as actividades, os encontros...

Alguns estão já a ser preparados!!! Para abrir o apetite vamos ter workshops de Kundalini Yoga, de yoga para bebés e crianças, para grávidas, EFT (Emotional Freedom Techniques) para crianças...e muito, muito mais...

Fiquem atentos/as!!!

Sat Nam!







Mother Moon


Divulgação: Workshop Especial Sistema Imunitário - como a Reflexologia pode ajudar a melhorar as nossas defesas

O sistema imunológico, também conhecido por sistema imunitário ou sistema imune, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo se defende de invasores externos, como bactérias, vírus, fungos.

Este Workshop Especial Sistema Imunitário - como a Reflexologia pode ajudar a melhorar as nossas defesas, tem como objectivo libertar quaisquer bloqueios do corpo, aumentando assim a capacidade natural do nosso corpo se curar a si próprio e de defender-se naturalmente de invasores externos.

A vantagem da reflexologia é que pode ser aplicada em casa. Com umas manipulações simples nos pés podemos ativar as defesas e ajudar os nossos filhos/familiares a serem mais saudáveis. Serve como tratamento e prevenção!

Vamos perceber:

  • Como funciona o sistema imunitário
  • Como o nosso corpo combate a doença
  • O que são celulas tumorais
  • Bactérias - amigas ou inimigas?
  • A febre - para que serve? será necessário combate-la?
  • O que debilita o sistema imunitário?
  • Vacinas? o que são e para que servem?
  • Como estimular o sistema imunitário naturalmente

Local: Alcobaça
Formador: Catarina Pardal
Valor de troca: 40 euros por família ( 2 adultos no máximo e sem numero limite de crianças)

Gratis para quem esta a fazer o curso de Reflexologia

Data: 10 de Março de 2012

Mais informações e inscrições:
catarinapardal@sapo.pt


Fonte: Parir em Paz