04 março, 2012

Ioga aumenta níveis cerebrais do antidepressivo ácido gama-aminobutírico

Estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”
Praticar ioga tem um efeito mais positivo sobre os níveis de ansiedade e do humor do que andar a pé ou outras formas de exercício, refere um estudo publicado na edição online do “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, que refere como causa provável a subida dos níveis do ácido gama-aminobutírico, ou GABA, no cérebro. 

A actividade do GABA é reduzida em pessoas com distúrbios de humor e ansiedade e os fármacos que aumentam a sua actividade são comummente prescritos para melhorar estas condições. Por outro lado, vários estudos têm demonstrado que a prática de ioga aumenta os níveis de GABA, um neurotransmissor que regula o sistema nervoso central.

Juntando todas essas observações, o estudo liderado por Chris Streeter, médico da Boston University School of Medicine, em Massachusetts, EUA, demonstrou que o aumento dos níveis de GABA, medido após uma sessão de posturas de ioga, foi associado com uma melhoria do humor e uma diminuição da ansiedade. As suas descobertas estabeleceram uma nova ligação entre o ioga, maiores níveis de GABA no tálamo, e com base em avaliações psicológicas, melhoras do humor e da ansiedade.

Os autores sugerem que a prática de ioga estimula áreas específicas do cérebro, dando origem a alterações nos neurotransmissores endógenos antidepressivos, tais como o GABA.

"Trata-se de um trabalho importante que estabelece algumas bases objectivas para os efeitos que os profissionais altamente treinados na terapia de ioga em todo o mundo vêem numa base diária. O que é importante agora é que estes resultados sejam investigados em estudos de longo prazo para estabelecer o quão sustentável são mudanças poderão ser na busca de tratamentos seguros e livres de fármacos, para a depressão ", refere, em comunicado enviado à imprensa, Kim A. Jobst, editor executivo do “Journal of Alternative and Complementary Medicine”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Haja...