01 dezembro, 2009

Encolar



Se procurarem no dicionário o significado de encolar vão, concerteza, achar disparatada a escolha do nome deste blog. Em apenas um dos "milhentos" dicionários online encontrei algo aproximado do verdadeiro sentido desta paravra: "trazer ao colo".
Esqueçamos então as definições pois que, de tudo o que por aqui se vai passar, o que realmente conta são os afectos, as emoções....
Encolar é uma expressão muito usada por aqui, na minha beira baixa, sobretudo por pessoas cujos anos já trouxeram muita sabedoria, e que é utilizada sempre que se referem aos cuidados e à relação mãe/bébe. É usual ouvir dizer : "para o bébe crescer bem, não basta alimentar é preciso encolar muito". E percebe-se na voz e no sentido que é de afecto, carinho e vinculação que se trata mesmo que a expressão saia da boca de quem nunca ouviu falar em psicologia da criança.
E percebe-se na força da palavra que é dela que bebemos para crescer, quer sejamos pequenos ou já maiores... e é na força desta palavra que me proponho "encolar" muito todas/os os/as que por aqui passarem e que com a minha vida se cruzarem...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Amiga de uma vida, tenho a certeza que vais (mesmo via electrónica) encolar muita gente !
    Mas queres saber o que me está a passar pela cabeça? Acho que essencialmente vais ENCOLAR-TE !
    E este blog é mais um passo neste teu caminho de mudança.
    Vistas as coisas de uma "certa" forma, neste processo que iniciaste lembra-te que "não há volta a dar", ou seja, assim que é iniciado não podes mais voltar para trás!
    Parabéns !
    Estou muito orgulhosa e agradecida por existires na minha vida, no meu coração !
    E agora deixo-te uma frase que a EDP fez o favor de copiar através de poderes telepáticos da minha mente :): "Muda o teu mundo que o mundo muda"
    Beijooooooooo
    Abraço-te.
    Beta

    ResponderEliminar
  3. Minha querida!:)
    Perfeito, maravilhoso este "termo"!!
    És um docinho=)
    muita luz
    sofia (doula!:))

    ResponderEliminar

Bem Haja...