31 janeiro, 2012

Porque é o Kundalini Yoga diferente dos outros yogas?

Ser mãe modifica o cérebro

“Ser mãe muda tudo”. Esta é uma frase que ouvimos com frequência quando alguém nos conta a experiência da maternidade recente. Além de mudar completamente o quotidiano, ter um filho muda, como muitas dizem, as prioridades e os comportamentos. O choro compulsivo do bebé, o não dormir durante a noite, passam a ser situações suportáveis perante o amor incondicional. Mas estas mudanças têm uma explicação científica, que está menos relacionada com uma resposta instintiva e é mais um resultado de mudanças que ocorrem no cérebro.

Ser mãe pode transformar o cérebro da mulher logo após o parto, isto porque ocorrem modificações dentro do cérebro da mulher: crescem as áreas ligadas à motivação e ao comportamento. Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado na revista “Behavioral Neuroscience”, publicação da American Psychological Association.

Para o estudo, do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, uma equipa de investigadores, liderada pelo neurocientista Pilyoung Kim, avaliou de que modo as mudanças hormonais que ocorrem logo após o nascimento - incluindo o aumento dos níveis de ocitocina, estrogénio e prolactina - podem ajudar a tornar o cérebro das mulheres, logo após o parto, mais propenso à reformulação, como resposta ao facto de ter um bebé.

Nesta investigação, os cientistas avaliaram 19 recém mamãs, com uma média etária que rondava os 33 anos e uma escolaridade média de 18 anos. Todas estavam a amamentar, quase metade tinha outros filhos e nenhuma apresentava depressão pós-parto grave.
Para chegar às conclusões, a equipa de investigadores realizou exames de ressonância magnética aos cérebros das mulheres. A comparação das imagens retiradas do cérebro das mães, entre as duas e as quatro semanas após o parto e passados três a quatro meses depois do  nascimento do bebé mostraram que a massa cinzenta tinha crescido pouco, mas significativamente, em diversas regiões do cérebro.

Nos adultos, normalmente, este volume não muda em apenas alguns meses sem que existam outros factores: aprendizagem considerável, lesão cerebral, doença ou alterações ambientais realmente importantes. Os cientistas verificaram que, nos cérebros das mães, as áreas que apresentaram transformação foram: o hipotálamo (associado à motivação e ao sentimento materno), a substância negra e a amígdala (ligadas à recompensa e ao processamento da emoção), o lobo parietal (integração sensorial) e o córtex pré-frontal (raciocínio e julgamento).

Em geral, a equipa observou que as mulheres mais "entusiasmadas" com a nova experiência de ser mãe – as que classificavam o seu bebé como especial, bonito, ideal e perfeito - eram mais propensas a desenvolver mais a região central do cérebro do que as restantes mães “menos babadas”.

Segundo os cientistas, as mudanças hormonais após o nascimento e o estímulo sensorial do contacto com o bebé podem ser os factores responsáveis pelo desenvolvimento de algumas áreas do cérebro dos adultos, explicaram os cientistas, em comunicado enviado à imprensa, adiantando que provavelmente são estes os factores que permitem que as novas mães “orquestrem um novo e maior repertório de comportamentos interactivos complexos com os seus bebés”.

Num editorial que acompanha o estudo, o neurocientista Craig Kinsley, que há largos anos se dedica ao estudo do cérebro das recém mamãs, adiantou que “a motivação para cuidar de um bebé e os traços característicos da maternidade podem ser menos uma resposta instintiva e mais um resultado da construção activa do cérebro”.

Este trabalho tem particular interesse no estudo e desenvolvimento de estratégias contra a depressão pós-parto, dado que, referem os cientistas, esta condição pode implicar a redução das mesmas áreas do cérebro que crescem nas mulheres que vivem a maternidade de um modo estimulante.

Para o futuro, os cientistas planeiam analisar o cérebro de mães adoptivas de modo a analisarem a relação entre as modificações hormonais ocorridas no parto versus a interacção mãe-bebé, de modo a constatarem se é o cérebro que muda o comportamento ou se, por outro lado, são as mudanças comportamentais que mudam o cérebro, ou se acontece um misto dos dois factores.

Paula Pedro Martins
Jornalista

Fonte: Alert

Kundalini yoga, mantra, comunicação celestial e...grávidas!!!


Hummee Hum Braahm Humm...
Eu sou eu, Eu sou Deus. Eu e Deus somos Um.

Uma "mistura" deliciosa de duas paixões... o kundalini yoga que tem sido um despertar para mim, não só como professora mas especialmente como pessoa, mãe , mulher, um profundo mergulho dentro de mim, e a magia profunda do nascimento onde nos descobrimos e nos entregamos totalmente...

Deixo-vos esta meditação maravilhosa que, embora adequada para grávidas, pode ser praticada por todas/as...

30 janeiro, 2012

Divulgação - Workshop básico de aromaterapia para pais, bebés e crianças



Divulgo mais uma fantástica iniciativa da Doula Catarina Pardal...

As mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a gravidez podem causar problemas de saúde como infecções urinárias, diarreia, nausea, hipertensão, acidez no estômago, varises, dores lombares, caimbras, edemas, stress, etc. Todos estes problemas podem ser tratados com a ajuda da aromaterapia assim como as queixas mais comuns das mães e dos bébes durante os primeiros anos: recuperação do parto, episiotomias, mastites (na mãe) diarreias, cólicas, dentição, irritabilidade ( nos bebés ). 





O Workshop básico de Aromaterapia tem como objetivo mostrar o mundo maravilhoso da aromaterapia aos pais.  Através deste workshop, o participante perceberá que o sentir e inalar deixam de ser um simples ato e passam a ser um verdadeiro momento de cura, que usa o poder energético das plantas  através dos seu óleos essenciais para a manutenção e/ou restauração da saúde e bem-estar das pessoas.

Público-alvo: Profissionais da área da saúde, parteiras, doulas,massagistas, mães, pais e para os que querem conhecer mais sobre aromaterapia, seus conceitos e usos.

Programa:

- História da Aromaterapia
- Composição química dos óleos
- Formas de aplicação
- Bases vegetais
- Águas destiladas
- Propriedades e aplicações
- Aromas e a massagem
- Os aromas e a terapia
- Casos específicos 

 Horário: das 10h ás 18
Local : entre 2 a 5 famílias -Sintra  (s. João das Lampas )
Entre 5 a 8 famílias local a designar também em Sintra

Valor: 40 euros por workshop ou 60 euros pelos 2 será entregue documentação e todos os participantes levam  1 óleo feito pelos próprios para casa. O preço é por familia, os bebés são muito bem vindos!

Data: 
Sábado dia 25 de Fevereiro Aromaterapia para bebés e crianças 
Sábado dia 4 de Fevereiro aromaterapia para gravidas e recém mães


 
Mais informações :

Catarina Pardal
919267844

Sim sou doula...

Depois de uns bons tempos de computador avariado e sem internet em casa, a primeira informação que me saltou à vista aquando do regresso a este mundo virtual foi uma magnifica rede no facebook "Rede Portuguesa de Doulas"...
...tenho de confessar que tive um misto de emoções...alegria, um enorme orgulho por ter sido chamada a integrá-la e um enorme medo de ser chamada de novo a mim!!! 

Ás vezes é assim, teimamos em anular aquilo que somos vai-se lá saber sob que desculpas esfarrapadas (ah tenho outros projectos, não tenho tempo, aqui não aparecem grávidas interesadas, o ultimo parto que acompanhámos foi cesariana e não soubemos perceber que não foi o nosso 3º parto...blá, blá, blá). 

Mas depois percebemos que não há volta a dar...somos, não fazemos isto! Sou doula sim e depois de uns bons momentos de introspecção e meditação vou fazer, com a vossa ajuda, com que nunca mais me esqueça disto!!!

 Até já!

Mais yoga, mais crianças, mais meditações...

E assim tem sido...e que bom tem sido partilhar a magia do yoga com crianças tão especiais e com quem tenho aprendido/crescido tanto...



02 janeiro, 2012

2012, o ano de mudanças mágicas...

...a todos/as um ano pleno de magia, daquela bem real e que marca a diferença e que faz com que cada momento conte porque apenas as coisas realmente importantes se contam...

... é assim que vejo este grande ano, que para mim espero de mudanças firmes, claras, fáceis e muito agradáveis no caminho deste encontro comigo mesma....